Religião e Espiritualidade - A Bíblia PLAGIOU, ou copiou, do "dilúvio sumério", relatado em Gilgamesh?

De uns tempos para cá, principalmente dos "anos 1800 para cá", os "críticos" quiseram DESCONSTRUIR Deus e a Bíblia.

Disseram (e dizem) que os escritos bíblicos foram PLAGIADOS, ou copiados, de outros escritos das nações, que seus (ou suas) personagens NÃO existiram, etc., etc.

O "Dilúvio de Noé", que é relatado na Bíblia, foi COPIADO da Epopeia de Gilgamesh?

Update:

Exceto o usuário "Papagaio", todos responderam de um modo civilizado.

Óbvio que cada um tem a sua opinião. Agradeço a todos.

O site deixado por "apelidoyahoo" é bem esclarecedor, quanto ao "Dilúvio de Noé" e sua CRONOLOGIA, ou sobre o tempo em que ocorreu. Muito bom!

No entanto, a MR fica com o "neoateísmodelirante" (que NÃO é ateu), pois sua resposta AJUSTOU-SE mais sobre o "plágio ou não" de Gilgamesh.

Obrigado.

8 Antworten

Bewertung
  • vor 3 Jahren
    Beste Antwort

É o que alguns dizem, mas não sustentam.

http://neoateismodelirante.blogspot.com.br/2014/02...

• vor 3 Jahren

Note que pode ter sido o contrário. a Epopeia de Gilgamesh pode ser a versão da história contada pelos sumérios. Existem mais de 270 lendas de um dilúvio. Isso é natural, pois um acontecimento tão marcante tinha de ter ficado marcado na memória da humanidade.

• Anonym
    vor 3 Jahren

amigo tem uma bíblia egípcia escrita a mais de 8000 mil anos.

e essa bíblia egípcia fala tudo que tem na bíblia que conhecemos.

claramente a bíblia copiou tudo que estava nas escrituras egípcias, as únicas diferença da Deus egípcios para o Deus cristão é o nome.

os nomes dos profestas foram trocados tmb.

e eu perdi a fé da bíblia que conhecemos depois de ver uma matéria falando que a igreja católica logo no seu inicio usava a bíblia para manipular e dar medo em seus fies.

a bíblia foi usado para manipular e controlar o povo na época da idade media.

alem disso muita coisa foi inventada ou alterada nessa época.

quem não garante que a bíblia não inventou o dilúvio de noé?

na época da idade media a igreja era a unica que podia ter a bíblia...

resumindo a igreja era a unica que tinha o conhecimento da bíblia quem não garante que a arca de noé não foi uma invenção da igreja?

• vor 3 Jahren

Minha opinião é a de que o "Dilúvio de Noé", relatado em Gênesis, foi o PRIMEIRO a ser escrito, conforme o link:

http://branffer.blogspot.com.br/2017/06/biblia-pla...

-

Quelle(n): Bíblia e História
  • Wie finden Sie die Antworten? Melden Sie sich an, um über die Antwort abzustimmen.
  • Anonym
    vor 3 Jahren

Se até Ellen White , a profetiza " tão inspirada quanto a Bíblia " copiou ensinos religiosos de outros escritores e disse que foram " criados por ela ",...

• vor 3 Jahren

Não. O que aconteceu foi o seguinte: Todo o Pentateuco, em especial o livro do Gênesis, foram escritos durante o exilio babilônico. O profeta Jeremias alertava o povo de Israel que deveria fecundar suas raizes na história, deveria inovar. Foi então que tal povo resolveu que deveriam criar um mito de origem como todas as outras religiões. Como base óbvia, eles decidiram usar o mito de Gilgamesh que era sumério e babilônico. Então se você comparar está tudo lá: a árvore da imortalidade, a serpente, Nóe é Utnapishitim, etc.

O diferencial é que os israelistas quiseram demonstrar através de contra-mitos que seu Deus era maior que o dos babilônicos.

Para mais informações, confira na minha fonte.

Quelle(n): FARIA, Jacir de Freitas. Gênesis 1-11: Mitos e contra-mitos. Editora Vozes.
  • vor 3 Jahren

Sobre a bíblia: Amigo, se eu quisesse ler mërda, eu cagava num jornal.

• vor 3 Jahren

O RACISTA ALLAN KARDEC COPIOU SEUS ESCRITOS RACISTAS DOS SENHORES DE ENGENHO???

Haben Sie noch Fragen? Jetzt beantworten lassen.