Por que Deus é contra o mal que ele mesmo cria?

Em Isaías 45:7 o deus bíblico assume a criação do mal: "Eu formo a luz e crio as trevas; Eu faço a paz e crio o mal. Eu, o Senhor, faço todas essas coisas".

3 Antworten

Bewertung
  • vor 3 Jahren
    Beste Antwort

Ele deve ser contra e a favor ao mesmo tempo. Isso é só mais uma daquelas coisas que um Deus deve fazer, não importa o quão absurdo, contraditório e forçado seja todo o conceito.

• Eu Sou
    Lv 7
    vor 3 Jahren

A Bíblia é clara ao dizer que Deus é moralmente perfeito (cf. Dt 32:4; Mt 5:48), e que

lhe é impossível pecar (Hb 6:18). Ao mesmo tempo, sua absoluta justiça exige que ele puna o

pecado. Este juízo assume ambas as formas: temporal e eterna (Mt 25:41; Ap 20:11-15).

Na sua forma temporal, a execução da justiça de Deus às vezes é chamada de "mal", porque

parece ser um mal aos que estão sujeitos a ela (cf. Hb 12:11). Entretanto, a palavra hebraica

correspondente a "mal" (rá) empregada no texto nem sempre tem o sentido moral. De fato, o

contexto mostra que ela deveria ser traduzida como "calamidade" ou "desgraça", como algumas

versões o fazem (por exemplo, a BJ). Assim, se diz que Deus é o autor do "mal" neste sentido, mas

não no sentido moral - pelo menos não de forma direta.

Além disso, há um sentido indireto no qual Deus é o autor do mal em seu sentido moral.

Deus criou seres morais com livre escolha, e a livre escolha é a origem do mal de ordem moral no

universo. Assim, em última instância Deus é responsável por fazer criaturas morais, que são

responsáveis pelo mal de ordem moral. Deus tornou o mal possível ao criar criaturas livres, mas

estas em sua liberdade fizeram com que o mal se tornasse real. E claro que a possibilidade do mal

(i.e., a livre escolha) é em si mesma uma boa coisa.

Portanto, Deus criou apenas boas coisas, uma das quais foi o poder da livre escolha, e as

criaturas morais é que produziram o mal. Entretanto, Deus é o autor de um universo moral, e neste

sentido indireto, ele, em última instância, é o autor da possibilidade do mal. É claro, Deus apenas

permitiu o mal, jamais o promoveu, e por fim irá produzir um bem maior através dele (cf. Gn 50:20;

Ap 21-22).

• Ou seja: o diabo é apenas mais uma personalidade desse deus.

Tenha fé em si mesmo e seja feliz.

Haben Sie noch Fragen? Jetzt beantworten lassen.