ENEM 2013: Não transcrevi a frase...serei eliminado?

"Na capa do caderno de provas também estará escrita uma frase que você deve transcrever no cartão de resposta. Não esqueça de escrever a frase, caso contrário também será eliminado. Esse é um procedimento de segurança para conferir se a grafia bate com a da assinatura do candidato no documento de identidade."

Vi a afirmação acima num site, aparentemente confiável. No entanto, vi casos de alunos que não transcreveram a tal frase e tiveram seus cartões devidamente corrigidos pela marcação da cor. Esse ano acontecerá o mesmo?

8 Antworten

Bewertung
  • Anonym
    vor 7 Jahren

    Eu também esqueci, no segundo dia, no entanto, lembro claramente de ter marcado a cor da prova. Também acho um absurdo perdemos um ano por causa de uma coisa tão ínfima! Mandei meu pai (advogado) dar uma olhada nessa parte do edital do ENEM 2013:

    "14. DA CORREÇÃO DAS PROVAS

    14.1 Não terá as provas objetivas corrigidas, referentes a cada dia do Exame, o PARTICIPANTE

    que:

    14.1.1 Deixar de marcar inequivocamente a COR da capa do seu Caderno de Questões

    no Cartão-Resposta; e

    14.1.2 Deixar de transcrever a FRASE constante da capa do seu Caderno de Questões."

    pra ver se esses eventos são dependerdes um do outro. Se for, não seremos prejudicados, visto que uma das coisas fizemos, mas a outra não. Mas eu acho que ele ainda não viu a mensagem, aí estou só esperando o pronunciamento dele! Qualquer coisa, falo aqui!

  • Anonym
    vor 7 Jahren

    Vamos todos nos mobilizar, pois perder 1 ano de vida, por uma frase, é sacanagem, temos que ir de contra essa legislação idiota no qual por um mero esquecimento o aluno que fez todas as etapas da prova, botou todos dados, vai perder a chance de ingressar na Universidade Pública :/

    Acabei de fazer minha demanda! Mobilizem!

  • Anonym
    vor 7 Jahren

    Muito bom os links enviados por Eddie... acho que dá pra tranquilizar a turma que marcou pelo menos um dos campos (cor da prova ou transcrição de frase). Estou adicionando mais um que apareceu ano passado no IG (http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/enem/2012-...

    Agora, eles deveriam preparar melhor alguns fiscais de prova... há muitos relatos de displicência, tensão, desorganização por parte deles, e essa invenção de transcrever frase deixa muito fiscal de prova batido. O cara que tá prestando o exame nem se fala... tá com a cabeça a mil !

  • vor 7 Jahren

    Caros colegas, a mesma situação aconteceu comigo. Realizei pesquisas e constatei que, em 2011 e 2012, o posicionamento do MEC foi o seguinte: caso os candidatos tivessem assinalado a cor de sua prova no cartão de respostas, suas provas seriam corrigidas, ainda que não tivessem transcrito a frase. Analisem os seguintes links:

    http://formatura.com.br/noticias.php?id=195/secao/...

    http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/enem/mec-i...

    http://noticias.universia.com.br/atualidade/notici...

    Achei interessante a sugestão da colega, no sentido de fazermos reclamações na página do INEP. Acredito que o MEC tomará o mesmo posicionamento dos anos anteriores, mas vamos nos unir e aumentar a pressão, fazendo reclamações no site deles.

    Um abraço a todos.

  • Wie finden Sie die Antworten? Melden Sie sich an, um über die Antwort abzustimmen.
  • vor 7 Jahren

    galera eu entrei em contato com o MEC através do telefone 0800616161 e eles disseram que a prova referente ao dia não seria corrigida ,perguntei se teria como recorrer dessa decisão e fui indicada a fazer uma reclamação no site do inep http://portal.inep.gov.br/institucional-faleconosc... .acredito que se houverem mais casos e devidas reclamações teríamos alguma chance de reverter isso.

  • vor 7 Jahren

    Poxa, também esqueci!!! :((((((((((((((((((((((( Tô muito mal....

  • vor 7 Jahren

    Também esqueci de transcrever no segundo dia. No primeiro fiz tudo certo. Espero não ser eliminado pois assinei tudo corretamente, inclusive a via em que os 3 últimos a entregar a prova são obrigados a assinar. Marquei corretamente a cor, mas a frase... não fui alertado nem lembraram da frase no segundo dia...ser eliminado por um detalhe desses é colaborar para o enriquecimento de mais advogados em causas idiotas. Vamos aguardar, rezando ! Qualquer absurdo pode acontecer.

  • Enigma
    Lv 6
    vor 7 Jahren

    Eu também esqueci de transcrever a frase no segudo dia de prova , putz grila , é tanta coisa pra gente lembrara , sem falar que a mente fica pesada só tentando elaborar a bost@ da redação , será que seremos eliminados ?? sendo que no primeiro dia fiz tudo certo , rsrs

    ____________________________________________________________________

    Elaine não adianta abrir essas reclamações ou entrar em contato com o mec atrás do 0800 pois as informações que eles passam são as mesmas que stão no edital , é necessário aguardar o pronunciamento do MEC.

Haben Sie noch Fragen? Jetzt beantworten lassen.