Paradóxo de Deus alguem consegue responder?

Esse truque é, antes de tudo, um truque de lógica. Vamos analisá-lo dessa maneira. A argumentação vai mais ou menos assim:

1 – Se Deus é onipotente, então ele pode fazer tudo;

2 – Se ele pode fazer tudo, então ele pode fazer até mesmo uma pedra que nem ele mesmo pode levantar;

3 – Mas se ele não pode levantar a pedra, então ele não é onipotente;

4 – E se ele não pode criá-la, então ele também não é onipotente;

5 – Logo, Deus não é onipotente, pois não pode criar uma pedra que nem ele mesmo possa levantar.

Update:

resposta:

Na verdade, essa forma contém um erro, pois Deus poderia criar a pedra (1ª situação), enfraquecer a si mesmo (2ª situação) e chegar a um ponto onde a pedra original fosse tão pesada que ele não fosse mais capaz de levantá-la (3º momento). Portanto, Deus teria criado uma pedra que nem ele pode levantar.

A melhor forma de colocar a questão é a seguinte: pode uma força irresistível (capaz de levantar tudo) co-existir com um objeto inamovível (que nada pode levantar)?

O que Tomás e Lewis explicam é o seguinte: objetos existem, na realidade, em relações. E existem que relações que não são reais, por serem incompatíveis ou mutuamente excludentes. Esse é o caso da força irresistível e do objeto inamovível existindo ao mesmo tempo, pois a definição da existência de uma é a definição da exclusão da existência da outra.

É o mesmo que perguntar: “Pode existir um solteiro casado?” ou “Pode existir um círculo que é um quadrado?”. A definição de casado é de um homem que não é solteir

11 Antworten

Bewertung
  • vor 7 Jahren
    Beste Antwort

Esse "paradoxo", sobre "onipotência e onisciência de Deus, etc.", talvez tenha se originado do paradoxo de Epicuro, filósofo grego que viveu antes de Cristo.

Um "paradoxo", até por definição, é o que vai CONTRA a lógica.

Podem parecer muito lógicos, mas são que nem os argumentos dos ateus, ou seja, são puras falácias.

Alguns ateus usam de termos "técnicos e/ou científicos", EMBELEZANDO os seus "argumentos", disfarçando-os em algo lógico e racional, mas, na essência, eles NÃO resistem à lógica nenhuma.

Por exemplo, dizem que "NÃO há Deus" (Salmos 14;1-3), ou um Criador de tudo (Gênesis 1:1), mas dizem que algo, ou o acaso ou a seleção natural, fez as coisas "evoluírem", de umas em outras. rss

O "Deus" ou o "Criador", para eles, apenas tem OUTRO nome. Admitem que algo "criou" ou deu forma às coisas e seres, MAS esse "algo" NÃO foi Deus. rss

Assim é com o paradoxo de Epicuro.

A maioria talvez NÃO saiba, mas os cristãos do primeiro século já ouvia aquelas bobagens dita por ele, pois o apóstolo Paulo DISCURSOU naquele Tribunal grego, que chamavam de Areópago, e falou "ao vivo" com os seguidores de Epicuro, conforme Atos 17:17-19,22-33.

Será que Paulo considerou os epicureus como inteligentes?

Considerou nada!

Chamou-os de IGNORANTES, na cara deles, tanto aos epicureus como aos outros, que não se preocupavam com Deus (Atos 17:30).

Portanto, esses "paradoxos" são tudo falácias.

Podem parecer "inteligentes", mas só são defendidos por ignorantes, como Atos 17 mostra.

A verdade sempre foi outra, como a Bíblia diz. (João 17:3,17)

Quelle(n): Bíblia e História
  • vor 7 Jahren

Esse sofisma é dos mais picaretas e baratos.

Primeiramente, a onipotência não significa criar coisas absurdas, como um triângulo de quatro lados.

Segundo, não sei qual o pressuposto, mas a definição de Deus é de um ser 100% espiritual. Oras, levantar uma pedra é uma ação que seres materiais podem fazem. Deus não tem forma tampouco um braço outra pegar essa pedra e jogar na sua cabeça oca.

Terceiro, isso é uma falsa dicotomia. E toda falsa dicotomia é falácia, porque não permite contra argumentação.

• Stan
    Lv 4
    vor 7 Jahren

paradoxos nao tem respostas .

se eu voltar no tempo e matar meu pai eu não vou nascer.

se eu não nascer não poderei voltar no tempo para mata-lo .

viu ??sem resposta.

• Anonym
    vor 7 Jahren

Resultado lógico e simples : Deus não existe

• Wie finden Sie die Antworten? Melden Sie sich an, um über die Antwort abzustimmen.
  • vor 7 Jahren

Se deus onipotente, ele pode criar um circúlo triângular?Apatir do momento que você alega, “deus pode tudo“, não há nenhum argumento para refuta-lo, procura isso no google, você vai ter respostas, mas, nenhuma respostas à refutou esse paradoxo, tem outro também.

1- deus é onipotente e bondoso. 2 - se deus é onipotente ele pode impedir o mal. 3 - se ele não quer impedir, ele não é bondoso, se ele não pode, ele não é onipotente.

• vor 7 Jahren

o erro desta análise reside na falta de conhecimento das escrituras, e da palavra do Senhor, que é a bíblia, e assim se analisa erroneamente, e sob a própria visão, seja pelo pensamento ou pelo interesse particular.

porém lendo o evangelho podemos reconhecer que a palavra "onipotente" não se refere a que Deus possa fazer tudo, mas sim que a Deus pertence todo o poder existente ou seja, que tudo o que se faz se faz com o consentimento, e como poder de Deus.

Deus pode tudo? sim, mas Deus jamais fará o que não convém.

Deus É imortal assim, Deus não pode morrer.

Deus É infinito assim, Deus não pode medir a Si mesmo.

Deus É onisciente assim, Deus não pode deixar de saber algo, não pode ser enganado,

Deus tudo vê assim, Deus não pode fechar os olhos.

Deus É sabedoria assim, Deus não pode tolerar a tolice.

leia o evangelho.

• vor 7 Jahren

Os religiosos são escravos mentais,eles não questionam a bíblia ou deus de maneira nenhuma,existem inúmeros erros na bíblia e uma completa falta de sentido na existência de deus,mas você não vai conseguir sua resposta aqui.

A minha irmã é estudada e inteligente e mesmo assim ela acredita na historia mais estúpida de todos os tempos A Arca de Noé,eu nem tento conversar mais com ela sobre isso ,da ultima vez que tentei foi uma perda de tempo.

• Assemelha-se aos sofismas religiosos do livre arbítrio, do pecado original, e todos os outros dogmas religiosos.

Pressupõe que para ser onipotente é preciso poder fazer o que não pode fazer.

• vor 7 Jahren

Olhe, analisando sua questão eu concluo que você perde um precioso tempo em elucubrações sem nenhum proveito e sem a mínima lógica o que significa perda de tempo e de energia... Eu terminei de ler o excelente livro "Física dos Espíritos" (publicado pelo professor e cientista pesquisador Fran de Aquino)... Nesse livro o autor usa de dezenas de formulas e muitas equações de Mecânica Quântica e também de gráficos provando a existência de DEUS, a existência do espírito e provando ainda a veracidade de muitos outros ensinamentos da Doutrina Espírita... O livro é todo fundamentado na Mecânica Quântica e é o livro religioso mais científico que eu conheço... Se você interessar poderá baixá-lo gratuítamente da internet... Depois de baixá-lo copie-o e cole-o no Word e lá no Word formate-o colocando a cor das páginas verde-claro e a cor das letras verde-escuro... Depois salve-o numa pastinha para lê-lo quando quiser... Com esta formatação não cansa e não força as vistas ao lê-lo no computador... Esse livro é excelente e altamente científico... Além disso tudo, existe no excelente livro espírita "O Livro dos Espíritos" uma demonstração científica (usando a lógica matemática) que "PROVA" A EXISTÊNCIA DE DEUS... Essa demonstração contida no excelente livro espírita "O Livro dos Espíritos" é simplesmente fantástica... Procure ler "Física dos Espíritos" (de Fran de Aquino) e "O Livro dos Espíritos" que, com estes dois excelentes livros você encontrará TODAS AS PROVAS CIENTÍFICAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS... São simplesmente excelentes!!!

• vor 7 Jahren

vc pode olhar pro sol ao meio dia ? E por quanto tempo?

Seja qual for o periodo de tempo vc e fraco pra conhecer a Deus

Haben Sie noch Fragen? Jetzt beantworten lassen.