TAR fragte in Ciências SociaisPsicologia · vor 9 Jahren

PERDÃO LEGÍTIMO, COMO SABER?

E PARA PERDOAR PRECISAMOS CONVERSAR COM A PESSOA, OU O SIMPLES FATO DE NÃO NOS RELACIONARMOS POR LEMBRAR DO QUE HOUVE, MESMO NÃO QUERENDO NADA DE MAL PARA ELA JÁ MOSTRA QUE NÃO PERDOAMOS AINDA?

8 Antworten

Bewertung
  • vor 9 Jahren
    Beste Antwort

Por que é importante perdoar?

Porque quando perdoamos, rompemos os elos que nos prendem negativamente às pessoas.

Sempre que nos vemos atingidos por algo que denominamos injustiça, nossa primeira reação é bradar, é tentar de alguma forma, atingir aquele que nos agrediu. Para defendermos nossa imagem moral, atacamos. Justificamos nossas palavras e nossos gestos, através do nosso senso de justiça. E apelamos para que os outros nos apoiem.

Com isso, criamos entre nós e aquele que emitiu uma opinião negativa a nosso respeito ou que de algum modo nos feriu, uma rede de energia que faz com que permaneçamos ligados a ele. Fatalmente, essa pessoa saberá de nosso contra-ataque e se armará contra nós, com armas ainda mais poderosas. Está feito! E a única forma de rompermos com esta teia, é por meio do perdão.

Mas, como perdoar? Será o bastante que eu me aproxime do meu suposto inimigo e lhe diga: "eu o desculpo"? Bastará que eu lhe dê as costas e me afaste para nunca mais voltar?

Então, como?

É preciso que façamos uma análise verdadeira do que nos foi dito, da natureza do gesto que nos foi desferido. Não terá sido um alerta? Desfazer as incompreensões, usando de sinceridade. Se eu digo o que sinto e ouço o que outro sente, não sobrará espaço para as interpretações pessoais. Não olharei para o futuro como um molde cristalizado das minhas atuações no presente.

A escala evolutiva do ser é bem mesmo como uma escada. Uma escada da qual não vemos o começo. Sequer vislumbramos a sua finalização. Apenas, nela estamos. Se eu olhar para baixo e pensar o quanto já subi, tirarei a atenção dos meus pés e poderei cair. Se olhar para cima e analisar o quanto ainda me falta escalar, o desalento pode acometer-me e meu tombo será imenso.

Cada degrau é um fim em si mesmo. É um meio e uma meta. É preciso que concentremos toda a nossa atenção em cada um deles. Que saboreemos cada conquista que nos trazem. Assim, sem sentirmos, estaremos na senda, percorrendo os caminhos que nos levam à nossa finalidade máxima. Não importa que agora ela não nos seja dada a conhecer. Isso virá no tempo certo. Cada degrau, é uma escalada por si só. E o perdão é um deles. Uma atitude de abertura para si mesmo e para o outro são formas de conquistá-lo.

Pratiquem a calma, respirem devagar e sua capacidade de concentrar-se naquilo que necessitam para o seu crescimento, crescerá e frutificará.

Perdoar... é apenas o que sabemos dizer quando alguém nos desfere qualquer ofensa ou nos atinge com uma atitude qualquer. Mas até nesse perdoar está presente nosso orgulho, sempre o nosso orgulho falando alto, sendo o dono da situação.

Perdoar ... por que ainda a necessidade de perdoar? Será que todos não perceberam que nesse gesto está embutido o melindre e o orgulho ferido?

Perdoa apenas aquele que se ofende. Os que já superaram essa fase não precisam mais usar desse artifício. Artifício, sim. Porque ainda não conseguem compreender que não há porque perdoar, se não há orgulho ferido.

Por isso, antes de pensarem tanto na palavra ou no ato de perdoar, façam por não precisarem mais usar esse artifício. Melhorem-se, vigiem-se, meçam as suas palavras, os seus pensamentos.

Com certeza, se isso tudo for colocado em prática, o ato de perdoar fará parte do passado e apenas simbolizará mais uma etapa vencida em suas vidas.

É certo que na fase atual em que vivem, isto ainda é bastante difícil de ser assimilado. No entanto, pensem que a partir do momento que não se sintam ofendidos, não haverá a necessidade do perdão.

Aprendam, então, que somente tem necessidade do perdão, aquele que é orgulhoso e vaidoso. Aprimorem sentimentos opostos a ele e, com certeza, já estarão começando a vencer essas imperfeições.

• kzfp
    Lv 7
    vor 9 Jahren

Voce tem que perdoar pra ter paz. Quanto a se relacionar, se a pessoa estiver arrependida, nao vejo porque nao. Ninguem eh perfeito, que "atire a primeira pedra quem for".

• vor 9 Jahren

Sem conversar, sem esclarecer, sempre pairara uma duvida, e perdoar eh fácil, o difícil eh esquecer um mal, um trauma que alguém tenha lhe causado.

• ?
    Lv 5
    vor 9 Jahren

Acredito que vc sabe que perdoou uma pessoa quando vc não sente mais raiva do que aconteceu que provocou a situação. Na minha opinião, não é preciso conversar com a pessoa. Às vezes uma pessoa nos feriu muito e então decidimos que é melhor ficar longe dela - sem raiva e talvez temporariamente. Quando se lembrar desta pessoa, envie amor para ela e para vc. Isto cura a mágoa ou a raiva e com o tempo, quem sabe, as pessoas voltem a se falar ou relacionar, agora sob outras regras e condições.´Muitas vezes existe um sentimento muito profundo entre pessoas que um dia se magoaram. É interessante, mas é verdade. Muitas vezes é coisa de momento mas existe uma grande afeição, que depois dos acontecimentos aparece mais límpida, mais sólida.

• Wie finden Sie die Antworten? Melden Sie sich an, um über die Antwort abzustimmen.
  • vor 9 Jahren

Te respondi na outra.

• Anonym
    vor 9 Jahren

Eu prefiro tratar o perdão como uma questão de atitude que devo tomar,e não um sentimento,e também perdoar não significa que devo justificar os atos errados que as pessoas tiveram comigo,e se for preciso eu digo isto a elas.

• vor 9 Jahren

Amorzinho da Tia Wilma, vc disse perdoar, esqueceu de dizer perdoada também.

As pessoas devem conversar, esclarecer tudo, nada de deixar resmas ou sequelas. Isso não é legal.

• vor 9 Jahren

Perdoar é uma coisa muito pessoal, portanto, não há uma definição específica para definir o perdão.

Perdoar é esquecer o mal que alguém tenha lhe causado de alguma forma.

Esse perdão deve ser de coração e alma e não apenas de boca pra fora.

Sabe porque?

Porque quando morremos a primeira coisa que Deus vai olhar em Você é o seu coração.

O nosso coração é a "Caixa Preta" de toda a nossa vida neste plano terrestre e nela está registrada toda a verdade de nossos pensamentos e ações conscientes ou não.

Perdoar é necessário sempre, segundo os mandamentos de Jesus Cristo, então faça-o sempre que puder e se coloque sempre nas mãos de Deus.

Quelle(n): Opinião Pessoal
Haben Sie noch Fragen? Jetzt beantworten lassen.