Dizem que o Espirito Santo é uma força ativa, Porque Jesus disse que blasfemar contra ele não tem perdão?

Mteus 12:32 E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

ENTÃO QUEM É O ESPIRITO SANTO?

7 Antworten

Bewertung
  • Águia
    Lv 7
    vor 1 Jahrzehnt
    Beste Antwort

    O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vos o conheceis, porque HABITA CONVOSCO, e ESTARÁ EM VÓS (João 14; 17).

    Observe que Jesus fala em dois períodos distintos, se referindo à promessa do envio do Espírito Santo: Ele "está convosco" e "estará em vós".

    Como que o Espírito estava com os discípulos naquele exato momento e ainda não estava dentro(em) deles?

    Ele estava habitando dentro de Cristo (o Pai que está em mim é quem faz as obras); estava ali mesmo, conversando com eles e por isso eles já o conheciam. Porém ainda não estava dentro deles.

    E quando foi que o Espírito começou a habitar neles?

    No dia de Pentecostes; quando foram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concediam que falassem (Atos 2: 4).

    NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS; VOLTAREI PARA VÓS (em Espírito). João 14: 16-18

    Esse outro Consolador já habitava com eles; porém ainda não estava neles. Quem era ele? Aquele que estava ali, conversando com eles; habitando junto com eles; Jesus Cristo.

    Não vos deixarei órfãos... Quem deixa órfão é o que? Pai. Voltarei para vós (em Espírito Santo)

    Outro Consolador: Significa que Ele não estaria mais com eles na forma de carne; mas na forma de espírito. Isso aconteceu no dia de Pentecostes, quando todos foram cheios do Espírito Santo:

    “ Voltarei para vós”. Ele voltou; só que desta vez; ele não veio para habitar com eles, mas, para habitar NELES.

    * O Espírito Santo é Deus mesmo, na forma de espírito Consolador habitando dentro do homem. Blasfemar contra isso é desperdiçar a última manifestação de Deus: Deus na Igreja. Essa é a última chance para o homem.

  • jd
    Lv 5
    vor 1 Jahrzehnt

    Ora, se o Espírito Santo fosse uma pessoa co-igual, conforme a teoria da trindade, essa pessoa não seria Deus, pois Deus perdoa, e Cristo também perdoa!

    A pergunta correta não é quem é o Espírito Santo, mas o que é o Espírito.

    Para vc começar a entender, é necessário estudar a Bíblia, começando por 1Coríntios 2, versos 11 a 16.

    TEORIA

    Como se constrói uma teoria: a partir de hipóteses ou pressuposições, que podem ser prováveis ou improváveis, e, a partir de uma tese ou diversas teses desenvolvidas com alguma lógica ou até muita lógica, quando aceitas por um grande número de estudiosos do assunto, porém de difícil comprovação, então segue-se como uma TEORIA.

    Assim ocorre com a Teoria da Evolução ou da Criação!

    Teologicamente há uma teoria referente à Divindade, quanto ao número de pessoas Divinas, no cristianismo, que tem por base de pesquisa um compendio que é a Bíblia Sagrada.

    Na atualidade, provavelmente, a maioria dos pesquisadores bíblicos, têm aceito a teoria da Trindade, realidade essa que vem se modificando, pois na verdade a grande maioria não pesquisa em profundidade, e os que estão pesquisando, estão chegando a novas conclusões.

    Um dos pilares, o mais usual, e o que parece ser o sustentáculo central dessa teoria, é a personalização a partir da ação.

    Agora, os critérios não podem mudar de acordo com os interesses do interpretador, mas devem ser constantes, e a similaridade deve ser respeitada, então vamos a alguns textos onde devemos manter a similaridade de interpretação:

    1 – 1 Pedro 1:11 - indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os {ou as paixões} sofrimentos {que} a Cristo {haviam de vir} e a glória que se lhes havia de seguir. http://www.bibliaonline.com.br/rc/1pe/1

    (o texto adotado é o ALMEIDA REVISTA E CORRIGIDA 1995 biblia on line)

    Aqui, o Espírito de Cristo, testifica ou testemunha, tendo por pilar ou hipótese ou pressuposição de que só uma pessoa pode testificar ou testemunhar, a pergunta é:

    O Espírito de Cristo seria qual pessoa?

    2 – Gálatas 4:6 -E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. (ARC 1995 b.on line)

    Mantendo a premissa de que só uma pessoa pode ser enviada, a pergunta é: Que pessoa foi enviada?

    3 – Filipenses 1:19 - Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo, (ARC 1995 b. on line)

    Pelo mesmo critério, só uma pessoa pode socorrer, então fica a pergunta: O Espírito de Jesus Cristo, é uma outra pessoa?

    4 – Atos 16:7 - E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. (o texto é o de A. Revista e Corrigida 1995, b. on line, existem algumas versões que, para esse texto omitem “de Jesus”, constando apenas “o Espírito”) http://www.bibliaonline.com.br/rc/atos/16

    Na Bíblia de Jerusalém, que apresenta a melhor fidelidade, também menciona “o Espírito de Jesus, se a intenção naquelas versões que citam apenas “o Espírito”, para abrigar a ideia de que possa ser, de acordo com a teoria trinitária, a 3ª pessoa da Trindade, então o Espírito de Jesus é a terceira pessoa ou quarta pessoa, uma vez que o Espírito de Deus seria a terceira?

    5 – Romanos 8:9 - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (ARC 1995 b. on line)

    Quantas pessoas Divinas são mencionadas nesse texto? De acordo com a teoria trinitária, o Espírito de Deus é a terceira pessoa; então o Espírito de Cristo, que como vimos tem as mesmas prerrogativas, é uma outra pessoa? Uma quarta pessoa Divina?

    6 - Apocalipse 5:6 - E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra. (ARC 1995, b. on line)

    Se o Espírito de Deus é uma Pessoa Divina, pois só uma pessoa pode ser enviada, então quantas são as pessoas da Divindade?

    7 - Tendo como certo de que Jesus Cristo nunca teve nenhum sentimento negativo nem excludente de qualquer pessoa, que razão poderia ter para omitir uma pessoa Divina, se até os anjos, que são criaturas ele incluiu nessas declarações:

    7.1 – Apocalipse 3:5 - O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

    7.2 – Lucas 9:26 - Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e {na} do Pai e dos santos anjos.

    7.3 – Mateus 24:36 - Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai.

    CONCLUSÃO

    Se o Espírito de Cristo testemunha, e de fato o faz, é enviado, socorre, impede, é similar ao Espírito de Deus (conforme Romanos 8:9), temos que se o Espírito de Cristo pode agir como o Espírito de Deus, ou seria uma quarta pessoa Divina, ou assim como o Espírito de Cristo pode realizar tudo que o Espírito de Deus faz, e não ser uma outra pessoa (4ª), então por quê o Espírito de Deus teria que ser uma outra pessoa (3ª pessoa Divina)?

    Logo, se o Espírito de Cristo não é uma outra pessoa Divina, também similarmente o Espírito de Deus não é uma pessoa, daí a razão de Cristo não o haver mencionado por ocasião da entronização dos salvos, nem na glória de sua vinda, quando será vista a sua glória (de Cristo), a glória do Pai e a glória dos santos anjos.

    Quanto à onisciência, quando Jesus declarou que ninguém sabia, nem Ele, nem os anjos, Ele estava na condição humana, e como humano não sabia, mas, certamente ao reassumir a Divindade, passando a ser também onisciente, passou a saber o dia da sua segunda vinda; então quando disse que só o Pai sabia, é porque não existe uma terceira pessoa co-igual, que para ser co-igual, teria onisciência e assim saberia também o dia da volta de Cristo.

    .

    Há um detalhe muito interessante quanto aos salvos, no capítulo 7 de Apocalipse: nos versos 1 a 8 é mencionado um grupo, numerável e limitado, e nos versos seguintes é mencionada uma grande multidão.

    Agora no capítulo 14, há uma ampliação de detalhes sobre o primeiro grupo:

    V. 12 – guarda dos mandamentos.

    V. 9 – sinal na testa e na mão

    V. 4 – não estão contaminados com mulheres – (significa não terem contaminação de doutrinas espúrias)

    V. 1 – sinal da fronte – (este é o primeiro e principal sinal deste grupo, que não é o maior grupo de salvos, um número simbólico, pequeno e numerável, mas com algumas características especiais, e este sinal é o primeiro. O que significa o sinal na testa (ou fronte)? Compreensão! Por quê apenas e tão somente dois nomes? De Cristo e de seu Pai? Em 1João 1:3, temos a resposta: o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

  • Anonym
    vor 1 Jahrzehnt

    Por ser uma agressão direta ao criador!

    O Espírito santo está a serviço da criação.

    O espírito santo é um trabalhador ele está cumprindo ordem que vem do alto.

  • Eu Sou
    Lv 7
    vor 1 Jahrzehnt

    Ola tudo bem, a Bíblia nos informa que o Espírito Santo é uma Pessoa da Trindade, um ser pessoal, inteligente, com vontade e determinação próprias. Que o Espírito Santo é uma pessoa, está provado pela atribuição que a Escritura faz a Ele de atos pessoais: Ele sonda as coisas profundas de Deus Pai - I Cor.2:10; Ele fala - Mt.10:20; At.8:39; At.10:19,20; At.13:2; Ap.2:7; Ele ensina - Lc.12:12; Jo.14:26; I Cor.2:13; Ele conduz e guia - Jo.16:13; Rm.8:14; Ele intercede - Rm.8:26-28; Ele dispensa dons - I Cor.12:7-11; Ele chama homens para o seu serviço - At.13:2; At.20:28; Ele se entristece - Ef.4:30; Ele dá ordens - At. 16:6,7; Ele ama - Rm.15:30; Ele pode ser resistido - At.7:51. Vemos claramente que o Espírito Santo é uma pessoa.

  • Wie finden Sie die Antworten? Melden Sie sich an, um über die Antwort abzustimmen.
  • Endim
    Lv 4
    vor 1 Jahrzehnt

    Porque ele é a força motris de Deus, uma bençao ao homem pecador, mesmo que ele jamais tenha se mostrado merecedor, então blasfemar contra ele é um pecado sem perdão. É a unica exceção da Biblia que vai contra o livre-arbitrio.

  • vor 1 Jahrzehnt

    Quando Jesus disse isso que esta em MATEUS 12:32-referiu-se somente ao Espirto Santo,porque ele ainda não tinha pago o preço,não ter sido glorificado,nem recebido todo o poder nos ceus e na terra:JUDAS 1:15,agora é diferente,quem blasfema contra Jesus está também na mesma condenação.

    Nem todos que blasfemam comtra o Espirito Santo,são comidos por bichos imediatamente como Ananias,Safira e Heródes:MARCOS 3:22-ATOS 2:13.

    Tem tambem como ontem,os de hoje que não são imediatamente comidos por bicho,mas esperam o dia da sua morte e irem diretos pra condenação eterna: LUCAS 11:15-ATOS 2:13.

    É por isso que é citado que quem peca esse pecado,ninguém deve orar por ele (a) porque é pecado de morte: I JOÃO 5:16,17-I TIMÓTEO 5:22.

    O Espirito Santo de Deus é uma das tres pessoas da divindade de Deus,quem hoje fala contra a divindade de Deus,contra uma dessas 3 pessoas está se condenando.

    quem conhecendo o evangelho que já blasfemou já está condenado,ninguem pode ajuda-lo.

    Conheci um pastor que em uma reunião de oração,vendo algumas manifestações,disse que éra tudo o diábo,na ora ele foi avisado por outro pastor,mas não quiz ouvir,o culto acabou esse pastor voltou par sua cidade,e em uma semana foi comido por um cancer maligno sem ter como trata-lo.

    Eu um dia falei muitas coisas,mas fui perdoado porque o fiz na ingnorancia e na incredulidade como o próprio Apostolo Paulo:I TIMOTEO 1:13-ATOS 17:30.

    È por isso que o senhor aconselha a todos pra não falar,ou se precipitar com a boca: ECLESIASTES 5:2-TIAGO 1:19.

    ABRAÇO.

  • Anonym
    vor 1 Jahrzehnt

    Querem saber quais são os pecados para os quais não há perdão?

    PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO

    <http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&num=100&q...

    "Aquele que pecar contra o Filho do homem será perdoado, mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo será réu da Justiça Divina" (Mc III, 28-29).

    O pecado contra o Filho pode ser perdoado, mas o pecado contra o Amor de Deus -- o Espírito Santo -- não pode ser perdoado, NÃO PORQUE DEUS NÃO TENHA PODER DE PERDOAR, MAS PORQUE O PECADOR NÃO QUER PEDIR PERDÃO DE SEU PECADO.

    Os pecados contra o Espírito Santo são:

    1) DESESPERO DE SALVAÇÃO, quando a pessoa, como Judas, não pede perdão porque considera que Deus é incapaz de perdoá-lo. E não pedindo perdão, não é perdoado.

    2) PRESUNÇÃO DE SALVAÇÃO SEM MERECIMENTOS, quando a pessoa se julga já salva, e, por isso, se recusa a pedir perdão a Deus.

    3) NEGAR A VERDADE CONHECIDA COMO TAL, quando o pecador de tal modo se entrega conscientemente à mentira a ponto de acabar acreditando na mentira como verdade, e, por isso, recusa até a evidência da verdade. Era o pecado dos fariseus que viam Cristo fazer milagres, e os negavam, apesar de vê-los. Não havia então modo de convertê-los.

    4) TER INVEJA DAS MERCÊS QUE DEUS FEZ A OUTREM. Isto é, ter raiva de que Deus, por amor, tenha dado alguma graça a outros, e não a nós. Desse modo se odeia a bondade de Deus, que é o Espírito Santo.

    5) IMPENITÊNCIA FINAL. Quando a pessoa recusa o perdão de Deus na hora da morte, recusando os sacramentos impiamente.

    REPITO: OS PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO NÃO TEM PERDÃO, PORQUE A PESSOA NÃO QUER PEDIR PERDÃO POR ELES, PORQUE NEM OS CONSIDERA PECADOS. NINGUÉM CONFESSA PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO. SE UMA PESSOA VAI CONFESSAR TER COMETIDO PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO, É SINAL CLARO QUE NÃO COMETEU ESSE PECADO, PORQUE, SE O TIVESSE COMETIDO, NÃO PEDIRIA NUNCA PERDÃO POR ELE.

    Portanto, não tenha medo de ter pecado contra o Espírito Santo. O seu próprio receio em ter ofendido a Deus já é prova que você não o cometeu.

    In Iesu et Maria,

    Fabiano Armellini.

    Quelle(n): FONTE: <http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=pecado+... Virgo purissima, ora pro nobis
Haben Sie noch Fragen? Jetzt beantworten lassen.