De onde vem esta história de que fé = cura=$?

Muito se tem falado em curas aqui, gostaria de saber: De onde vem esta história de que fé = cura ou $

Você procura a religião para receber bênçãos ou para ser salvo?

Eu sempre coloco minha opinião que fé = salvação e que Deus por ser onipotente pode eventualmente curar qualquer um, diga-se de passagem, qualquer um mesmo seja crente cristão ou não cristão, agnóstico ou ateu! Mas fé pertence à outro ramo da teologia (mais especificamente da soteriologia = salvação).

Tenho certeza que até mesmo os ateus conhecem casos de curas inexplicáveis, pela ciência, claro que talvez um dia venham a ser, não seria em sua concepção decorrente de Deus. Mas que elas existem, existem!

Os espíritas os umbandistas os cristãos, entre muitas outras denominações estão diuturnamente se deparando com tais curas.

Nas novas evangélicas vejo que isso causa um mal estar terrível dentre aqueles que dizem ter sido curados com aqueles que não foram, ficam os curados dizendo que os que não foram, não foram por falta de fé, por não aceitarem Jesus, por não terem sentido o Espírito Santo. Os ditos curados se auto proclamam escolhidos (que soberba).

No início do protestantismo havia uma teoria teológica chamada predestinação que reputava a salvação e as graças terrenas apenas àqueles escolhidos por Deus desde a criação, fenômeno decorrente da onisciência de Deus. A igreja católica condena, a minha Luterana também, não sei se a Calvinista (presbiteriana) ainda aceita ... mas acho isso o máximo do pecado da vaidade ...

Se você foi curado ou conhece quem foi depois de começar a freqüentar a igreja eu acredito, só não acho que decorre imediatamente da fé ... muitos são e não freqüentam nada e muitas vezes nem acreditam em algo superior!

Aliás outra pergunta que coloco aqui é quem disse que decorre imediatamente da fé a prosperidade financeira e pior que isso decorre de sacrifícios financeiros!

Gostei muito de uma pergunta aqui: Você negocia com Deus?

Cura e prosperidade em troca de orações e fé não seria um negócio? Talvez mais lucrativo para instituição igreja do que para você?

Ou estou equivocado ... por favor aceito qualquer tipo de crítica, mas por favor me respondam ... com argumentos ok!

12 Antworten

Bewertung
  • Anonym
    vor 1 Jahrzehnt
    Beste Antwort

Bom dia WT,

O problema é que sua pergunta contém muitas variáveis...então vamos tentar destrinchar:

Primeiro que você pergunta se procuram a religião com vistas à salvação.

Já perguntei aqui de que se será salvo...e tive respostas restritas. Então vamos pensar se as pessoas procuram a religião pela salvação de tudo, não só da morte... assim as pessoas podem procurar a religião para salvar-se do seu Presente e não somente do seu Futuro: da angústia, da incerteza, da doença, da falta de dinheiro, da falta de amor, da falta de perspectivas no presente, da falta de uma tribo, de uma identificação social, podemos dizer até da falta de um status social.

Então, por exemplo, a coisa implícita do orgulho em se ter certeza de benefícios financeiros, de saúde, apenas por ser parte de uma tribo, se justifica na busca por uma determinada religião, fato que deve ter sido percebido por seus dirigentes.

Já há tantas incertezas na vida cotidiana que as pessoas procurarão um lugar onde se diz que serão aceitas e amadas e abençoadas, independentemente de tudo que fazem ou já fizeram ou façam no seu dia a dia, porque basta chegar e pedir perdão que a conta está zerada.

Custa muito caro, WT, ser responsável por seus próprios atos, custa caro ter um lugar ao sol sem pisar no próximo (e observando se não se faz isso), é angustiante para a maioria das pessoas pensar que ainda sobrerão contas para pagar numa vida próxima...risos.... já que as contas atuais já nos fazem pensar tanto.

Segundo, no que tange à cura, qualquer revista de medicina falará a qualquer um de nós que nossa própria força mental poderá nos curar de muita coisa, e muitas teorias dizem que somos responsáveis pelas doença que temos: um rim que não funciona fala que filtramos mal as coisas, um câncer no seio é repressão de algo, um prolbema na perna estará externando uma dificuldade de andar na vida..e por aí vai.

Por certo, se conseguimos compreender o que nos adoece, podemos nos curar... mas será mesmo que essa transcedência não tem ajuda e muita? "Bata que a porta se abrirá"...

E somos humanos, meu amigo, apenas humanos...precisamos todos de uma ajudinha sobrenatural... de uma forcinha para as nossas aspirações.

Não gosto, tanto quanto você, desse mercadejar explícito com a divindade... não gosto dos "senões", não gosto de impor-se um preço para tudo... e acho que isso é remontar-se ainda e mais uma vez aos vendilhões do Templo...

Mas você vê, pelo própro exemplo, que o ser humano...risos...tem uma enorme dificuldade de mudar...

• vor 1 Jahrzehnt

nesse mundo vale tudo!

mas eu nem frequento essas igrejas.

responde quem foi pro limbo!

• vor 1 Jahrzehnt

amigo,creio que o principal não é crer ou deixar de crer.o importante é admitir que exista um deus, não se importando o meio para esta crença.também comungo esta opinião sua que não importa ser ou não adepto a uma religião ou não.de tanto procurar respostas eu achei que o melhor é não seguir quaisquer uma delas.não me considero um ateu, apenas acredito que exista um propósito de salvação neste mundo.creio que exista um ser que tenha criado tudo isto, que agora podemos ver, sentir, ouvir etc.mas,confesso, que tenho uma certa dificuldade em acreditar em jesus cristo.em fim, penso diferente da maioria das pessoas.mas, também não duvido da existência deste deus maravilhoso que se chama simplesmente deus.quanto a fé;este brota do fundo da alma e é inesplicavel do ponto de vista da ciência.

• vor 1 Jahrzehnt

O poder infinito da mente cura, atrai, destroi e ate mata. HA relatos de pessoas que morreram por pensar que tinham isso ou aquilo, que foram mordidos por isso e morreram em decorrencia do medo.

Essa seman foi preso um pastor cristao aqui em orlando [florida[ que roubou mais de 40 milhoes dos fieis, so em uma semana ele arrecadou 2 milhoes de dollares. Pra existir o 'safado' deve existir o 'otario'. E tudo comecou com as religioes. Vc viu a missa do galo? Eu nao, mas o pouco que observei, aquele monte de velhotes comendo biscoitinhos [hostia] com vinho [vinho] naquelas tacas de OURO [eram authenticas] e com dinheiro de quem? Dos otarios. O pessoal fala, fala, mas ja ouvi dizer que os catholicos usam carne mensal pra cobrar o dizimo. Agora falando de candomble. Os escravos trouxeram essa religiao la da selva e hoje, esses seguidores adoram se sentirem um pouco como o genio da garrafa ou a bruxa Jenny e' um genio. Eles prometem regressar o amor em 7 horas, [na minha epoca eram em 7 dias], emprego, loteria, saude, de tudo, oq nao entendemos e' pq isso nao se aplica `a vida desses mesmos impostores. E' so ver como eles vivem, pior do que os babacas que estao la ha horas esperando pra falar com o GUIA.

Que tipo de GUIAS sao esses, que deixaram a Africa naquela calamidadesem precendentes? Olha Cuba e Haity com seus Santeiros e Vudus. Sobe um pouquino ai pro Nordeste, que caos, as pessoas vivem em condicoes sub-humanas e sao tudo Macumbeiros, Mandigueiros, Nosso Senhor do bomFIM. E' o fim mesmo, o fim da grana do palhaco....

Quelle(n): S
  • Wie finden Sie die Antworten? Melden Sie sich an, um über die Antwort abzustimmen.
  • Anonym
    vor 1 Jahrzehnt

Sei la hipocritas acham q a agua é santa, ex:

nossa to com febre.

vai tomar um banho q melhora!!!!!

To com dor de cabeça!!

Toma banho q melhora!!!

acabei de sofre um acidente!!

Toma banho q melhora!!!!

..........

• vor 1 Jahrzehnt

A fé cura mesmo, porém o que mais existe são vigaristas faturando alto as costas dos idiotas. Fé que cura não nada a ver com exoterismo nem com deuses, é o poder da mente. Tem muito a ver com a evolução das espécies no caso em questão, evolução do cérebro. Alguns homens já conseguem utilizar igualmente os dois hemisférios , O poder mental dessas pessoas é fantástico (abraços

Quelle(n): EU)
  • vor 1 Jahrzehnt

Vem do querer do individuo, essas coisas por mais que se tente explicar, não há lógica. Teorias e estudos jamais explicarão o que Deus pode é quer fazer.

• klogh
    Lv 6
    vor 1 Jahrzehnt

Do modo que observo pela TV e ouço algumas vezes pelo rádio, o fato de uma pessoa normal, com saúde, procurar uma dessas bobagens com tantas informações que temos hoje, só pode ser doença incurável, portanto o melhor é se isolar dessas coisas

• vor 1 Jahrzehnt

(João 14:21) - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

(Mateus 11:27) - Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

(Lucas 17:24) - Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.

(João 14:26) - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

(João 10:14) - Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

(João 8:32) - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

• Anonym
    vor 1 Jahrzehnt

Na Igreja Universal, a igreja do Macedão, se realizam curas e exorcismos.Uma vez, um grupo que usava óculos queria se livrar desse mal.O pastor fez umas preces e conseguiu a chamada "cura".Mas o que aconteceu, afinal?O grupo teve que fazer outros óculos, pois eles tinham jogado os seus fora, achando que estavam curados...

Fé exarcebada+Ignorância=Fanatismo

Falou, grande!

Haben Sie noch Fragen? Jetzt beantworten lassen.