Como se peca contra o Espírito Santo?

"Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno." (Marcos 3:28-30).

Update:

Vicorrem

Minha pergunta é sincera. Acho estranho esta possibilidade de "pecar contra o Espírito Santo" que vi aqui no Y!R. Minha crença é "Espírita" e tenho conhecimentos de psicanálise (Freud) e psicologia analítica (Jung). Também participei de seminários sobre o pensamento de Santo Agostinho e não conhecia este conceito de "pecado contra o Espírito Santo". Por isso fiz esta pergunta, ok?

8 Antworten

Bewertung
  • Anonym
    vor 1 Jahrzehnt
    Beste Antwort

Jesus esclareceu que o pecado imperdoável é cometido contra o Espírito Santo.

Que pecado é este que Deus não possa perdoar? Como é cometido?

A Bíblia declara que o pecado contra o Espírito Santo não é um tipo de erro, mas a "recusa persistente em abandonar o pecado conhecido, e obedecer a Deus."

Assim sendo, o pecado contra o Espírito Santo não é um tipo particular de pecado como praguejar, matar ou suicidar-se, mas é uma condição pecaminosa à qual a pessoa chega por recusar-se a atender aos rogos do Espírito Santo.

Como pode uma pessoa atingir tal condição, da qual não possa mais arrepender-se? Muitos pensam, especialmente os jovens, que devem aproveitar a vida agora, e quando velhos, dedicar-se então à religião.

O que estas pessoas desconhecem é que ninguém jamais poderá obter a Salvação e o perdão de seus pecados sem o legítimo arrependimento.

O arrependimento de que fala a Bíblia é uma obra do Espírito Santo na vida. Esta obra produz mudança radical nos hábitos do pecador que se faz disposto a cumprir a vontade de Deus.

A Bíblia afirma em Atos 5:31 que Deus "exaltou a Jesus para ser o Salvador, para dar arrependimento e perdão dos pecados". Como vemos a ação de arrepender-se, não surge por acaso, da vontade do homem, mas é causada pela ação de Deus.

Jesus prometeu que quando o Espírito Santo viesse, o Consolador, "Ele convenceria o mundo do pecado." João 16.8. Quando alguém aceita, atenta e segue os rogos do Espírito Santo, este então alcança o arrependimento que vem de Deus.

E, quando arrependido, recebe o perdão de Deus. E tendo recebido perdão divino, recebe com ele também a salvação. Mas, pelo contrário, se alguém rejeita os apelos do Espírito Santo e não atenta à Voz de Deus, jamais pode ser perdoado e salvo.

A Bíblia nos orienta, "E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia de redenção." Efésios 4:30. Como o Espírito Santo age em nossa vida, guiando-nos, orientando-nos, mostrando-nos a vontade de Deus, a nossa reação para com sua atuação vai decidir diretamente nossa sorte eterna.

Assim, se nós seguirmos as instruções do Espírito Santo, contidas na Bíblia, seremos selados para a salvação. "Porque todos quantos são guiados pelo Espírito Santo, estes são filhos de Deus." Romanos 8:14

Em Marcos 9:43-46 Jesus nos ensinou que se nossa mão, ou nosso pé ou nossos olhos nos fizerem tropeçar e cair em pecado, seria melhor eliminar estes membros do que perder a salvação.

Jesus não ensinou que deveríamos mutilar nosso corpo. O que Jesus ensinou foi que devemos vigiar nossos costumes, gostos, tendências e impedir que nossos membros estejam nos afastando de Deus e nos levando ao pecado e à perdição.

Quando o Espírito Santo fala à nossa mente, devemos educar nossa vontade a fazer o que Ele nos pede que façamos.

É muito melhor sabermos disciplinar nossa vontade pecaminosa e seguirmos a orientação de Deus para termos a salvação do que seguirmos nosso próprio caminho rumo à morte.

Como saber que ainda não cometemos este pecado? Se ainda ouvimos a Voz de Deus nos orientando e nos chamando de volta ao caminho do Senhor; e se sentimos tristeza pelos pecados cometidos, isto é prova de que Deus está falando ao nosso coração e tentando salvar-nos.

É a certeza de que não cometemos o pecado imperdoável, contra o Espírito Santo.

O conselho divino é: "Hoje, se ouvirdes a Sua Voz, não endureçais o vosso coração." Hebreus 3:15

Se agora você está sentindo necessidade de Deus. Abra seu coração e Deus o perdoará.

• Anmelden, um etwas auf Antworten zu erwidern
  • vor 1 Jahrzehnt

Snei, eu não sei se vc perguntou porque queria ou porque não queria pecar contra o Espírito Santo.

Já vi que vc tem uma bíblia aí e é versado nela, citando Marcos 3:28-30.

Mas a resposta de Zilá Barcelos está aí, bastante esclarecedora para quem queira pecar e para quem também não queira.

• vor 1 Jahrzehnt

resumindo para vc eh aquele que nao quer ser perdoado ou caiu totalmente no pecado..

• Massa
    Lv 7
    vor 1 Jahrzehnt

O pecado contra o Espirito Santo é o pecado contra o amor de Deus.

Ele é imperdoável, não porque Deus não tenha poder de perdoar, mas porque aquele que o comete não quer pedir o perdão pelo seu erro e nem considera pecado o que cometeu.

E não confiando na Graça do perdão de Deus, a recusa.

• Wie finden Sie die Antworten? Melden Sie sich an, um über die Antwort abzustimmen.
  • Anonym
    vor 1 Jahrzehnt

Se peca contra o Esp. Santo é ñ indo a sua capital q é Vitória.

• vor 1 Jahrzehnt

Bom, acho que um bom exemplo de pecado foi o dos fariseus e saduceus que vendo Jesus expulsar um demônio disseram: "Ele expulsa o demônios por Belzebu". Ao que Cristo respondeu que isso não poderia acontecer, pois sendo Belzebu príncipe dos demônios estaria expulsando a si mesmo, e um reino dividido não subsiste.

Creio que outro pecado seria o falso juramento, em nome de Deus.

Jesus disse:"Ouvistes também o que foi dito aos antigos: não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos para com o Senhor. Eu, porém vos digo: não jureis em hipótese nenhuma; nem pelo Céu, porque é o Trono de Deus, nem pela Terra porque é o escabelo de seus pés, nem por Jerusalém porque é a cidade do Grande Rei, nem jureis pela tua cabeça, porque tu não tens o poder de tornar um só cabelo branco ou preto. Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do maligno. (Mateus 5: 33 a 37).

Entendo que não se deva mentir, e muito menos ainda, mentir sob algum tipo de juramento, como num tribunal, para prejuízo de outros, ou como Ananias e Safira, que mentiram perante os apóstolos, mesmo estando sob juramento, os quais consideraram mentira ao Espírito Santo.

• Anonym
    vor 1 Jahrzehnt

Não sei porque Espírito Santo não existe. É apenas uma crendice boba.

• vor 1 Jahrzehnt

O maior pecado contra o Espírito Santo é nega-lo, rejeita-lo.

Haben Sie noch Fragen? Jetzt beantworten lassen.