Compreender a Imaculada Conceição?

Primeiramente, é necessário esclarecer em que consiste a transmissão do "Pecado Original". A lei geral: "Todos os homens pecaram num só" é o grande argumento dos protestantes contra a "Imaculada Conceição". Tal lei é certa e, segundo vamos demonstrar, não encontra a mínima contradição com o dogma católico.

S. Francisco de Sales, no seu "Tratado do amor de Deus", exprime essa verdade de um modo singelo e glorioso! "A torrente da iniqüidade original veio lançar as suas ondas impuras sobre a conceição da Virgem Sagrada, com a mesma impetuosidade que sobre a dos demais filhos de Adão; mas chegando ali, as vagas do pecado não passaram além, mas se detiveram, como outrora o Jordão no tempo de Josué, aqui respeitando a arca da aliança a torrente parou; lá em atenção ao Tabernáculo da verdadeira aliança, que é a Virgem Maria, o pecado original se deteve."

Os protestantes deveriam compreender a diferença essencial que há entre "pecar em Adão" e "pecar pessoalmente".....

Update:

.......como são coisas bem distintas pertencer a uma raça pecadora e ser pecador.

De que modo, afinal, contraímos nós o pecado original?

Tal transmissão não se pode fazer pela "criação" da alma; afirmar isso seria dizer que Deus é o autor do pecado, o que é impossível e repugna. Não se transmite tão pouco pelos pais, pois a alma dos filhos não se origina das almas dos pais, mas é criada por Deus. A transmissão se efetua pela "geração".

A alma é criada por Deus no estado de inocência perfeita, mas contrai a "mácula", unindo-se a um corpo formado de um gérmen corrompido, do mesmo modo que ela sofreria, se fosse unida a um corpo ferido. É a opinião de Santo Tomás.

Santo Agostinho diz a propósito: "Apesar de nascerem de pais batizados, os filhos vêm à luz com o pecado original, como do trigo inutilizado germina uma espiga, em que o grão é misturado com a palha."

.............

Update 2:

Nesse mistério do nascimento de uma criança, pelo exposto, opera-se uma dupla conceição: a da alma e a do corpo. Foi nesse momento quase imperceptível que Deus preservou do pecado original a "pessoa" de Maria Santíssima. Criou sua alma, como criou as nossas. Os progenitores de Nossa Senhora formaram-lhe o corpo, como nossos pais formaram o nosso. Até aqui tudo é natural; o milagre da preservação limita-se ao instante em que o Criador uniu a alma ao corpo.

Desta união devia resultar a "transmissão do pecado". Deus fez parar o curso desta transmissão, de modo que nela a união se operou, como se tinha realizado na pessoa de Adão, quando Deus, depois de ter feito o corpo do primeiro homem, soprou nele o espírito, constituindo-o na perfeição da inocência e justiça original.

Maria é uma segunda Eva... mas Eva antes de sua queda! Tal é a sublime doutrina da Igreja de Cristo.

Depois da queda do pecado original, Deus falou ao demônio, oculto sob a forma de serpente.......

Update 3:

"Ei de por inimizade entre ti e a mulher, entre sua raça (semente) e a tua; ela te esmagará a cabeça" (Gen 3, 15). Basta um pouco de boa-vontade para compreender de que "mulher" o texto fala. A única mulher "cheia de graça", "bendita entre todas", na qual a "semente" ou (raça) foi Nosso Senhor Jesus Cristo (e os cristãos), é a Santíssima Virgem.

Em outras palavras, a inimizade entre a mulher (e sua posteridade) e a serpente, implica, necessariamente, que Nosso Senhor e Nossa Senhora não poderiam ter sido manchados pelo pecado original.

Na saudação angélica, quando S. Gabriel diz: "Ave, cheia de graça. O Senhor é convosco". Ora, não se exprimiria desta maneira o anjo e nem haveria plenitude de graça, se Nossa Senhora tivesse o pecado original, visto o homem ter perdido a graça após o pecado.

A maneira da saudação angélica transparece a grandeza de Nossa Senhora, pois o Anjo a saúda com a "Ave, Cheia de Graça". Ele troca o nome "Maria" pela qualidade "Cheia de Graça"...

Update 4:

Ao mesmo tempo, a afirmação "o Senhor é convosco" abrange uma verdade luminosa. Se Nosso Senhor é (está) com Nossa Senhora antes da encarnação ("é convosco"). Sendo palavras anteriores à encarnação do verbo no seio da Virgem Maria, forçoso é reconhecer que onde está Deus não está o pecado. Ou seja, Nossa Senhora não tinha o "pecado original".

Prossegue o arcanjo: Não temas, Maria, pois "achaste graça diante de Deus". Aqui termina a revelação da Imaculada Conceição para começar a da maternidade divina: "Eis que conceberás no teu ventre e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus". (Lc 1, 28).

Pela simples leitura percebe-se a conexão estreita entre duas verdades: "Maria será a mãe de Jesus, porque achou graça diante de Deus".

S. Paulo assim se expressa sobre o ventre de onde nasceu o menino-Deus: "Cristo, porém, apareceu como um pontífice dos bens futuros. Entrou no tabernáculo mais excelente e perfeito, não construído por mãos humanas, nem mesmo deste mundo" ..

Update 5:

Que tabernáculo é esse, "não construído por mãos humanas", por onde "entrou" Nosso Senhor Jesus Cristo? Fica claro o milagre operado em Nossa Senhora na previsão dos méritos de seu divino Filho. Negar que Deus pudesse realizar tal milagre (Imaculada Conceição) seria duvidar de sua onipotência. Negar que Ele desejaria fazer tal milagre seria menosprezar seu amor filial, pois, como afirma S. Paulo: Deus construiu o seu "tabernáculo" que não foi "construído por mãos humanas".

Ora, este tabernáculo, feito imediatamente por Deus e para Deus, devia revestir-se de toda a beleza e pureza que o próprio Deus teria podido outorgar a uma criatura.

E esta pureza perfeita e ideal se denomina: a Imaculada Conceição.

Update 6:

Isso é outro assunto Irmão Luz da Umbanda....esta explicação visa o ponto de vista da doutrina Católica apenas.

é para ver se acabam os ataques à mesma por causa desta questão.

16 Antworten

Bewertung
  • vor 1 Jahrzehnt
    Beste Antwort

    Em outras palavras, Maria foi preservada do pecado original pelos méritos de seu Filho, não pelos méritos dela.

    Em S.Lucas 1 ,35 lemos : Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.

    Impossível que o próprio Deus em Pessoa descesse à condição do pecado que lhe é totalmente contrario e impossível de co-habitar.

    Deus não habita no pecado e nem tem parte com ele porque Deus não peca.

    Este é o sentido da imaculada conceição de Maria, o ser preservada da iniqüidade para que gerasse, segundo a carne, a salvação do mundo.

    E quando Maria celebra a graça de Deus no seu Magnificat , quando ela canta “ Deus meu salvador” ela está exatamente reconhecendo que ela, por primeiro, muito antes da consumação da graça salvadora na morte e ressurreição futura de seu Filho, foi ela remida, ao se ver sem pecado para que gerasse nas suas entranhas “ o ente santo “ que dela nasceu.

    Mas isto é matéria de fé e não de furibundos ataques de néscios , enganadores, candidatos a cargos eletivos, com um olho no titulo de eleitor dos seqüestrados pelas seitas e o outro nos suculentos cofres públicos, prontos para serem assaltados “em nome de Jesus”.

    • Anmelden, um etwas auf Antworten zu erwidern
  • Anonym
    vor 1 Jahrzehnt

    Como o Padre Anselmo disse, Lutero continuou a defender a Imaculada Conceição mesmo depois da "Reforma" e cantou e glorificou Maria até a sua morte. Estes textos comprovam:

    "É uma doce e piedosa crença esta que diz que a alma de Maria não possuía pecado original; esta de que, quando ela recebeu sua alma, ela também foi purificada do pecado original e adornada com os dons de Deus, recebendo de Deus uma alma pura. Assim, desde o primeiro momento de sua vida, ela estava livre de todo pecado"

    (Lutero, Sermão sobre o Dia da Conceição da Mãe de Deus de 1527)

    "Esta é a consolação e a transbordante bondade de Deus, que Maria seja sua verdadeira mãe, Cristo seu irmão, Deus seu Pai... Se acreditares assim, então estás de verdade no seio da Virgem Maria e és seu querido filho."

    (Lutero, Kirchenpostille, ed. Weimar, 10.1, p. 546.)

    "Por isso em uma palavra compendia-se toda a sua honra: quando se a chama mãe de Deus, ninguém pode dizer dela maior louvor. E é preciso meditar em nosso coração o que significa ser mãe de Deus."

    (Lutero, Comentário ao Magnificat, de 1521, [FiM95], pg.1121.

    Sermão, 1522:WA 7,572)

    "Virgem antes, no, e depois do parto, que está grávida e dá à luz. Este artigo (da fé) é milagre divino"

    (Lutero, já no fim de sua vida: [FiM95], pg.1122

    Sermão Natal 1540: WA 49,182)

    "Ele, Cristo, nosso Salvador, era o fruto real e natural do ventre virginal de Maria ... Isto aconteceu sem a participação de qualquer homem e ela permaneceu virgem mesmo depois disso"

    (Lutero, "Sermões sobre João", cap. 1 a 4, 1537-39 dC)

    "Creio firmemente que Maria, conforme as palavras do Evangelho que afirmam que de uma Virgem nos nasceria o Filho de Deus, permaneceu sempre pura e intacta Virgem durante e depois do nascimento de seu Filho"

    (Ulrich Zwinglio, citado em "Corpus Reformatorum" v.1, p.424)

    "Ninguém nunca se esqueça de invocar a Virgem e os santos pois eles podem interceder por nós."

    (Lutero, Prep. ad mortem)

    • Anmelden, um etwas auf Antworten zu erwidern
  • vor 1 Jahrzehnt

    Mt 22:37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

    Este é o primeiro e grande mandamento.

    E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

    Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

    • Anmelden, um etwas auf Antworten zu erwidern
  • Anonym
    vor 1 Jahrzehnt

    Nossa!!! A muito tempo que não ouvia alguém explicar tão bem a imaculada conceição!! Parabéns minha amiga!!! Continue assim, mesmo que as pessoas continuem com suas cabeças fechadas para uma explicação tão óbvia e clara.

    Beijinhos!!

    • Anmelden, um etwas auf Antworten zu erwidern
  • Wie finden Sie die Antworten? Melden Sie sich an, um über die Antwort abzustimmen.
  • Anonym
    vor 1 Jahrzehnt

    Marharet, você é de fato como está na foto. Se caso realmente seja; você é linda, linda, linda demais. A sua beleza me fascinou e caso você aceite posso pinta-la todinha em óleo sobre tela de linho e te dar de presente; faço para você a custo zero, o meu preço é um beijo nestes teus lábios. Fofa, linda, flor, gata, preciosa e etc.

    Amo a arte e você faz parte desta arte.

    Muitos beijos e abraços.

    • Anmelden, um etwas auf Antworten zu erwidern
  • vor 1 Jahrzehnt

    "Deus juntou todas as águas e fez o mar.

    Deus juntou todas as graças e fez Maria.

    Que é essa que avança como aurora

    Formosa como o sol

    Terrível como um exército

    Em ordem de batalha?

    Só em ti, quando em dor mergulhado

    Acha alívio o infeliz pecador

    Tu, só tu, dominaste o pecado,

    Virgem Mãe de Jesus Redentor.

    Tu pisastes a cerviz alterosa

    Da serpente inimiga infernal

    Deus a fez sem igual, poderosa,

    Para ruína completa do mal."

    (Letra: São Luiz de Monfort e Dr; Música: Ir. Kelly Patrícia)

    Como são belos os mistérios de Deus!

    Somente pela fé e pelo conhecimento da verdade (conhecereis a verdade e a verdade vos libertará) como esta, somos levados a buscar a santidade!

    Que Maria, santa, pura,imaculada, nos oriente, e que Ela continue a interceder por todos nós e por você!

    Estou encantada com tão bela explanação. Obrigada por me fazer conhecer tanta beleza!

    Paz e bem!

    • Anmelden, um etwas auf Antworten zu erwidern
  • a imaculada conceição foi um evento maravilhoso que propiciou o nascimento de Jesus, porem parou por aí.

    pecado original ninguém tem, só se considerarmos que são originais os pecados oriundos de nós mesmos.

    shalon !

    • Anmelden, um etwas auf Antworten zu erwidern
  • vor 1 Jahrzehnt

    Muitos parabéns pela exposição! Excelente!!! Continuemos a defender a nossa Santa Igreja Católica Apostólica Romana, a única e verdaderia Igreja de Cristo, que ensina as mesmas verdades há já 2.000 anos. 2.000 anos!

    • Anmelden, um etwas auf Antworten zu erwidern
  • vor 1 Jahrzehnt

    Quando todos utilizarem o yahoo Respostas com a finalidade de multiplicar conhecimentos como vc acaba de fazer, amiga, esse local final finalmente vai servir para os fins para os quais foi criado, muito esclarecedor e instrutivo, parabéns...

    • Anmelden, um etwas auf Antworten zu erwidern
  • vor 1 Jahrzehnt

    Minha irmãzinha, muito clara sua explicação, mas se tivermos por premissa ser este planeta um planeta de Provas e Expiações e o pecado original seja realmente nosso e não de Adão?

    Seria Maria um ser (chamado esotericamente natural - sem pecado e portanto um anjo não-caído) imaculado neste sentido e portanto apta a ser a Mãe de Deus?

    Esta é outra versão para a Imaculada Conceição de Maria, minha mãe celestial.

    Quelle(n): Este questionamento é apenas isto, um questionamento e não um convencimento ou tentativa de conversão. Tu me conheces, eu alerto isto para os outros que podem compreender de modo equivocado minhas palavras. Fraterno abraço Luz da Umbanda
    • Anmelden, um etwas auf Antworten zu erwidern
  • entendi mas dentro do seu texto eu arrumei um argumento :)

    só se ruim vou argumentar com vc!

    Não temas, Maria, pois "achaste graça diante de Deus"

    se Deus gostou dela é pq algo de diferente ela tinha...

    Não creio que Deus mandaria um anjo parabenizar alguém dessa forma se esse alguém nunca houvesse feito nada para merecer...

    sendo assim maria deve ter nascido normal e conquistado pureza para carregar o filho de Deus...

    o que nos leva a questão de que maria pode ser só uma mulher como qualquer outra na bíblia...

    e não a mãe de Deus...

    se fosse assim Deus deve ter tido um avô...

    talvez Deus tenha escolhido alguém para dar a luz ao seu filho..

    como uma barriga de aluguel sabe?

    a carga genética não é dela..

    ela só ta carregando a criança...

    não posso deixar de afirmar que eu sou agnóstico e não creio nisso que te digo...

    mas como vc usou de razão, (e muito bem por sinal) eu resolvi responder...

    paz!

    • Anmelden, um etwas auf Antworten zu erwidern
Haben Sie noch Fragen? Jetzt beantworten lassen.